Quem Somos

Localizada no município de Presidente Figueiredo – AM, a usina Jayoro ocupa uma área de 59 mil hectares, dos quais 4 mil voltados para o plantio de cana-de-açúcar e 500 hectares para o cultivo de guaraná. A área remanescente é cuidadosamente preservada, de acordo com a legislação ambiental, carinho e respeito de todos os funcionários e dirigentes do negócio.

É o único complexo agroindustrial do estado do Amazonas a produzir açúcar, álcool, extrato de guaraná e Briquete de bagaço de cana, exercendo atualmente grande responsabilidade social na região, influenciando o desenvolvimento social e financeiro da população de Presidente Figueiredo e comunidades ao redor.

A Jayoro começou suas atividades com a produção de água ardente e álcool, em meados dos anos 90 a em empresa intensificou sua produção de álcool e açúcar, no fim dos anos 90 a Jayoro introduziu a cultura em larga escala do guaraná no município, e hoje tem um papel de protagonismo principal e detém a maior produtividade do estado do Amazonas, sendo a principal referência no plantio de semente de guaraná e no processamento de extrato de guaraná do Brasil.

A Empresa possui hoje uma fábrica de moagem e produção de açúcar, uma destilaria de álcool e fabrica de beneficiamento de semente e produção de extrato de guaraná, todas elas com padrões exigentes de Qualidade e Segurança de Alimentos. Além de ser um co-geração de energia, aproveitando o bagaço da cana-de-açúcar para produção de briquete, em mais um projeto voltado também à preservação ambiental, e na agregação de valor a um subproduto da cadeia produtiva do açúcar e do álcool.

A organização conta com aproximadamente 1.000 colaboradores diretos e aproximadamente 250 indiretos, que juntos contribuem para o crescimento e consolidação da empresa e das regiões onde está inserida. A Jayoro vem mudando a história do município, gerando empregos para mão-de-obra especializada, promovendo distribuição de renda e possibilitando o seu desenvolvimento econômico e social, sempre com muito respeito e proteção ao meio ambiente.

Cultura Organizacional

Missão:

Produzir, respeitando o meio ambiente, açúcar, álcool, extrato de guaraná e outros produtos agroindustriais, com excelente qualidade e preços competitivos, utilizando alta tecnologia, desenvolvendo a mão-de-obra local, gerando renda e empregos no coração da floresta amazônica.

Visão:

Atuar de forma sustentável e dentro das expectativas da organização, colocando como prioridades “atender os requisitos dos clientes” e continuar contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Valores:

Integridade, comprometimento, valorização humana, superação de resultados, melhoria contínua, inovação e sustentabilidade.

Políticas

Segurança de Alimentos:

A Agropecuária Jayoro localizada na região norte do Estado do Amazonas produtora de açúcar tipo branco, álcool neutro e hidratado, além de extrato de guaraná líquido, assume o compromisso de:

  • Gerar produtos isentos de contaminações e em conformidade com os requisitos dos clientes e das legislações pertinentes.
  • Garantir, internamente e na sua cadeia produtiva, a comunicação em assuntos relacionados com a segurança de alimentos.
  • Buscar a melhoria contínua dos seus processos e produtos.
  • Assegurar que funcionários tenham as competências relativas à Segurança de Alimentos.

Meio Ambiente:

A preservação do meio ambiente é fator preponderante para o sucesso de seu negócio. Portanto, a Jayoro aposta suas ações nos seguintes princípios:

  1. Prevenir a poluição atmosférica, do solo e dos recursos hídricos;
  2. Adotar práticas e melhorias contínuas para mitigar o consumo de recursos naturais, bem como a geração de resíduos e efluentes;
  3. Conscientizar todos os colaboradores que é responsabilidade da empresa a preservação do meio ambiente, bem como o respeito e o pleno atendimento à legislação vigente;
  4. Apoiar a comunidade na qual atua, através da conscientização ambiental e responsabilidade social, com o objetivo de promover a conservação ambiental, em ambiente agradável e seguro;
  5. Promover o treinamento e a capacitação técnica dos seus colaboradores, formando indivíduos compromissados com o meio ambiente, bem como com o sucesso e o futuro do empreendimento.

Segurança do Trabalho:

A Agropecuária Jayoro Ltda. tem como política de segurança conduzir seu negócio de tal maneira que não venha a causar nenhum tipo de lesão ou doença aos seus colaboradores, atendendo a todos os requisitos legais.

Responsabilidade Social

Para a Jayoro, “Responsabilidade Social” é gerir os negócios de forma integrada, com ética e transparência, buscando promover os direitos humanos, a cidadania, a diversidade humana e cultural em suas relações, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e/ou escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social.

Qualidade e FSSC 22000

Qualidade:

A Jayoro direciona seus esforços para assegurar que as atividades sejam conduzidas em conformidades com o Sistema da Qualidade e Segurança de Alimentos, atendendo os requisitos legais e de clientes, buscando a melhoria contínua necessária aos seus produtos e serviços, para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes.


A Unidade de Produção de Extrato de Guaraná Líquido possui certificação de qualidade para Segurança de Alimentos, a FSSC 22000.

A FSSC 22000 é uma norma de Segurança de Alimentos reconhecida pela Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI) que é baseada em normas especificas técnicas, tais como ISO 22000, ISO/TS 22000 e requisitos adicionais.

Compromisso Éticos

Código de Ética:

A Jayoro possui um código de ética, no qual são definidos os princípios éticos que norteiam suas ações e os seus compromissos de conduta, tanto da parte institucional, como da parte dos seus colaboradores.

Proteção de dados e privacidade:

A Jayoro adota medidas de proteção de sigilo e privacidade (LGPD), assumindo o compromisso de preservar e manter a confidencialidade das informações e dados de seus colaboradores, clientes, parceiros e sociedade que os norteiam.